4 livros que mudaram a forma como me relaciono

Eu sou fascinada por leitura, depois que retomei meu hábito eu estou constantemente lendo algo, alguns livros são mais marcantes que outros, hoje separei 4 livros que mudaram 100% a forma como me comunico, me relaciono e expresso meus sentimentos. Se você procura melhorar seus relacionamentos e viver leve sugiro que leia e abra seus olhos para formas mais gostosas e eficazes de se relacionar. Eu coloquei os links dos livros nos títulos, caso vocês se interessem e queiram realizar a compra, lembrando que isso me dá uma porcentagem do lucro sem custo adicional :) 

1. Comunicação Não-Violenta - Marshall B. Rosenberg

Um dos livros mais incríveis que já li, ele trata a raiz do problema da comunicação, que é a empatia e a falta de clareza, esse livro ajuda a entende a forma como lidamos com a empatia, sabendo dar e receber, sabendo que há momentos não temos empatia pra dar e precisamos nos retirar do ambiente. Além da empatia, ele fala das necessidades que temos como seres humanos, e em relacionamentos(qualquer relacionamento), como podemos expressar nossas necessidades de forma clara e ajudar os outros a expressar suas necessidades. Eu recomendo esse livro, porque pra mim foi um divisor de águas na forma que me comunico, eu posso dizer que cresci sem saber comunicar minhas necessidades e sentimentos e hoje vejo como a comunicação pode ser melhorada. Constantemente aprimoro minha forma de comunicar, volto ao livro, tento usar os padrões que o autor expôs. Ele nos ajuda a entender o que são sentimentos, o que é um julgamento, como comunicar como se sente se responsabilizando por esses sentimentos atrelados às suas necessidades e como fazer um pedido para enriquecer a sua vida e à quem você comunica. 

2. Inteligência Emocional - Daniel Goleman

O que seria de mim sem esse livro hoje? Eu ainda estou lendo pra ser sincera, mas resolvi falar dele porque tem acrescentado coisas incríveis no meu dia a dia. Além de me fazer entender as minhas emoções, que eu era completamente inconsciente, o livro direciona na forma de como lidar com elas, desde as formas mais brandas até as mais intensas. O livro é muito rico e carregado de situações para ilustrar como as emoções influenciam nossa vida. O ponto principal na minha opinião foi entender que as emoções estão em nós desde os primórdios e não evoluíram na mesma velocidade que o resto do nosso corpo, e muitas vezes reagimos às situações como se estivéssemos reagindo a um leão na selva, de forma desproporcional, o livro é incrível no quesito, reconhecer as emoções, sentí-las, entender o que elas querem nos dizes, e deixá-las ir. Tenho estado bem mais consciente do que sinto, e isso tem sido muito diferente e muito positivo na minha vida. Também consigo entender melhor os outros e seus sentimentos. O livro ainda fala como os homens e mulheres experimentam emoções de formas diferentes e como reagem à elas de formas diferentes. Em geral as mulheres são mais inteligentes emocionalmente porque são mais expostas ao tema durante seu crescimento.

3. Mulheres Inteligentes, relações saudáveis - Augusto Cury

Esse livro foi incrível no quesito o que esperar de um relacionamento e quais são os princípios para uma relação saudável. Alguns deles como a surpresa e admiração são essenciais para todos relacionamentos, principalmente românticos. É maravilhoso como Cury fala de cada ponto dentro do relacionamento que muitas vezes perdemos com a rotina, a surpresa e a admiração são sempre os primeiros que vão embora, ao menos nos meus relacionamentos, a rotina vai tomando conta deixando de lado a vontade de surpreender, os defeitos vão falando mais alto apagando aquela admiração que existia. Fala bastante das necessidades femininas dentro de um relacionamento, e como lidar com tudo isso. Eu adorei que o livro fala de diferentes tipos de mulheres, e diferentes dores e desafios que lidamos, o autor ainda vai além e direciona à solução de alguns problemas que podem surgir.

4. Porque os homens mentem e as mulheres choram? - Allan e Bárbara Pease

Mais um livro voltado para relacionamentos amorosos, esse aqui carregado de humor, uma leitura bem leve, mas que ajuda muito a entender o sexo oposto. Eu adorei esse livro porque me ajudou muito a alinhar minhas expectativas em relação aos homens, e quão práticos eles podem ser. Enquanto nós mulheres estamos sempre tentando sentir as emoções e qualquer alteração de humor, eles estão no mundo deles pensando em nada, ou melhor, pensando em sexo. O livro faz um retorno cronológico, mas breve, ao mundo das cavernas e reflete quais as responsabilidades daquela época, o que me chamou atenção é esse reflexo nos dias de hoje, de a mulher no geral ser mais atenta ao que concerne a casa, emoções, saúde e bem-estar de todos, já o homem preocupado em trazer o alimento pra casa, e com uma atenção mais geográfica e espacial aos ambientes, não consegue se atentar tanto aos detalhes, nem mesmo enxergar as coisas na geladeira. O livro coloca lado a lado as diferenças entre homens e mulheres com todo humor possível, acho uma leitura válida para os dois gêneros.

BONUS: 

As cinco linguagens do amor - Gary Chapman

Maneiras de amar - Dr. Amir Levine Rachel S. Heller

E você, tem alguma sugestão de livro que mudou a sua visão dos relacionamentos, trabalho, investimento, vida? Eu vou adorar saber e até ler sua indicação!

Comentários

  1. EU guardo algumas aflições dentro de mim sobre essa questão dos relacionamentos hoje em dia. Gostaria muito de conversar sobre as pessoas sobre isso, mas é um tema que não é muito comum nas minhas rodinhas de conversa kkkkkk. Acredito que encontrar um livro com o qual eu me identifique poderia me ajudar bastante. O de CNV mudou real a minha vida, acho que é o único livro que eu li até hoje que eu consegui mudar meu jeito de ser MESMO! Não é da boca pra fora, sabe? Eu sou uma pessoa diferente depois que o li, e isso faz quatro anos. Fiquei interessada nesse último aí, porque pelo que você falou tem muitas coisas que vão de encontro com a percepção que eu tenho da sociedade...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena que você não encontra abertura nas rodinhas de conversa para falar sobre isso, é um dos meus assuntos favoritos! ahha o CNV é demais, mudou muiiito minha vida, e realmente sou outra pessoa(nos relacionamentos, trabalho, amizades...). O último é uma leitura bem leve e engraçada, acho que você vai curtir bjos

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas