Como fui aceita na Universidade de Syndey

 Oii gente, 

    Espero que estejam todos muito bem!

    Hoje eu quero contar um pouquinho sobre como foi o processo de aplicação para Universidade de Sydney, o que eu precisei para aplicar e como recebi a resposta.

    Antes de explicar tudo isso, eu vou contar um pouco sobre mim e sobre a minha experiência e vida no Brasil e como eu usei isso para garantir minha entrada na universidade aqui na Austrália. Eu estudei Engenharia Elétrica durante dois anos e meio e decidi trancar o curso, eu nunca quis realmente estudar engenharia, até gosto de matemática e química, mas não me enxergava trabalhando como engenheira. Então, decidi estudar Relações Internacionais, fiz um ano de curso e também tranquei, dessa vez tinha decidido que viria morar aqui na Austrália. Eu também estudei inglês por muitos anos e fui professora por cerca de 6 anos quando me mudei.

    Os principais requisitos para você aplicar e ser aceito para uma faculdade aqui são: prova do nível de proficiência de inglês e comprovar conclusão do ensino médio compatível com o australiano (1 ano a mais que o Brasileiro, até onde eu sei). 

    Para provar seu nível de inglês, você precisa fazer os testes como TOEFL, IELTS, PTE e alguns outros. Eu recomendo olhar nos sites das universidades que você gostaria de aplicar e confirmar quais são aceitos. Eu decidi fazer o TOEFL ibt, pois ele era aceito nas universidades que eu gostaria de aplicar. Sei que muitas pessoas escolhem fazer o PTE aqui na Austrália por conta de ser aceito no processo de imigração.

    Além do nível de inglês, eu tive que provar 1 ano de estudo integral numa universidade brasileira, na Austrália esse é requerimento compatível com o ensino médio deles. Existem outras formas de você ser aceito dependendo da universidade. Algumas aceitam experiência de trabalho, outras aceitam um curso técnico (ou VET). Depende muito do curso que você gostaria de cursar e do trajeto que você quer seguir. Existem algumas universidades que oferecem "pathways" que são caminhos para entrar no curso caso não cumpra as exigências necessárias no momento da aplicação.

    O custo desse processo pode variar bastante. Na época eu apliquei para 3 universidades aqui, duas delas tiveram o processo sem custo e a University of Sydney me cobrou $100AUD para aplicação, se eu não me engano. Esse custo pode aumentar dependendo da faculdade que você aplique, a taxa de aplicação da UNSW é de $150 AUD, por exemplo.

    Você ainda vai precisar fazer algumas traduções, principalmente comprovando seus estudos no Brasil. Para aplicação eu precisei traduzir meus documentos do ensino médio e faculdade. Cada um me custou cerca de R$100,00, com alguns custando mais. Dica: se no seu histórico não existir uma "legenda" explicando as notas, por exemplo: 10 é a nota máxima, 0 é a nota mínima, você vai precisar de algum documento da escola explicando como é o sistema de notas.

    É basicamente isso que você precisa saber para começar sua aplicação para uma faculdade no exterior. Espero que isso te ajude :)

Até mais.


Você pode me seguir no instagram e tiktok @santosdleticia ou @leticiainsydney

Comentários

Postagens mais visitadas