seja sua melhor amiga - o primeiro compromisso
Eu estou devorando o livro do mês, ele ensina muiitas coisas que eu gostaria de ter aprendido quando tinha meus 18 anos. Hoje eu aprendi muitas dessas coisas com a vida, a maturidade e até mesmo as frustrações. Mas se eu pudesse voltar no tempo e me presentear com esse livro eu com certeza faria.
O primeiro compromisso que ele fala é sobre ser impecável com a sua palavra. Eu inicialmente achei que ele estava falando de *fazer o que você fala*, como honrar o que você diz. Eu achei que seria isso. Porém, logo ao começar a leitura percebi que se tratava de algo bem maior. Esse primeiro compromisso é algo bem mais profundo, é sobre entender o que você declara sobre a sua vida e a vida dos outros. Entender que a sua palavra pode ser algo que vai mudar a vida de outra pessoa. E isso pode ser tanto pro bem, quanto pro mal. A partir do momento que você entende a profundidade e o poder que carrega só com as suas falas, passamos a tomar mais cuidado com as nossas palavras.
Possivelmente, eu sinto que me repito quando digo "seja sua melhor amiga". Devo ter citado isso umas duzentas vezes, e se você é minha amiga deve ter ouvido o dobro. O que eu quero dizer com isso? Não diga a si as coisas que você não diria para alguém que ama muito. Você usaria essas palavras da sua mente para descrever o corpo da sua melhor amiga? Sua mãe? Sua tia? Qualquer outra pessoa? Muitas vezes usamos palavra que não diríamos para nossos piores inimigos. Muitas vezes nós nos ferimos sem nem vocalizar nada, apenas pensando coisas horríveis sobre nós mesmas.
O que você pensa quando erra? Você se julga? Se consola? É compreensiva? Agora, como você age quando outra pessoa erra? Uma pessoa do trabalho, seus amigos, seu companheiro. Se eles recebem uma versão mais compassiva, mais amável, mais tranquila, uma versão melhor de você, então significa que você precisa cuidar da sua relação consigo.
E enquanto as palavras que falamos para os outros, que elas sejam tão dóceis e amáveis quanto as que falamos para nós mesmas.
Aqui tem algumas dicas caso você queira começar a cuidar um pouco mais da sua relação consigo:
Os quatro compromissos: O livro da filosofia Tolteca
Aceitação radical: Como despertar o amor que cura o medo e a vergonha dentro de nós
Quebrando o Hábito de ser Você Mesmo: Como Reconstruir sua Mente e Criar um Novo eu
Comentários
Postar um comentário