Detox digital - nova estratégia

 Bom dia/tarde/noite seja lá onde você estiver :)

Eu vim aqui falar de uma forma vulnerável -de novo- sobre o meu detox de celular. Eu tenho falhado nas minhas últimas tentativas. Eu tento durante a semana passar longe dele, colocar ele de lado e tentar fazer outras atividades, mas quanto mais eu tento mais reconheço a dificuldade que tem sido. Isso me faz enxergar cada dia mais o meu vício. Odeio essa palavra, odeio aceitar isso, mas sim, eu estou viciada em usar meu celular. De tantos vícios talvez o mais bobo, mas também o que tem consumido meu tempo, minha energia, minha capacidade e vontade de socializar, meu tempo com minha família. 

Toda segunda-feira eu recebo as informações do meu tempo gasto em tela da semana anterior. Acredite ou não, semana passada eu atingi uma média de 9 horas. Eu estou muito chateada e também estou lutando para diminuir isso. 

Essa semana deve ser semana 8 ou 9 do meu detox digital. E confesso que tenho falhado miseravelmente. Meu tempo de tela ao invés de diminuir tem aumentado muito, ainda mais considerando o fato de que eu estou desempregada e a maioria das parcerias que eu consigo são através do celular.

    Eu percebi que a minha estratégia de diminuir, apenas diminuir meu tempo de tela não estava funcionando. E não iria funcionar nunca, pois não era uma estratégia. Quando queremos mudar os hábitos precisamos substituir os nossos gatilhos. Eu lembro de ter lido algo assim no livro O poder do Hábito. O que eu decidi fazer foi: ao invés de reduzir o tempo de tela, eu vou criar mais espaço para atividades fora de tela. No caso, eu vou criar o compromisso de fazer mais coisas que não sejam no celular ou na TV ou no ipad, ou em qualquer tela. 

    O que eu comecei a fazer a partir de hoje é escrever algumas atividades na minha lista de compromissos diários, como por exemplo ler por 40 minutos, caminhada ao ar livre por 1 hora, tarefas de casa... O mais legal é que podemos decidir fazer o que quiser com esse tempo, desde que não use tela, ou rede social. Semana passada eu pintei um quadro que já tinha comprado há uns 2 anos. Essa semana eu termino o livro que já está na minha estante há algumas semanas. E assim por diante, podemos praticar atividades artísticas, exercícios, socializar, aprender habilidades novas, estudar e muito mais. 

    Eu tenho focado em práticas de presença. Tudo aquilo que eu exercito minha presença no presente. Leitura, escrita, exercícios, observação são algumas das que testei até agora. E eu adoro, essas são as coisas que nos regulam emocionalmente, mentalmente e biologicamente. 

    Essa é minha sugestão da semana, colocar essa nova estratégia em prática para ter mais chance de sucesso no seu detox digital também :) 

Como tem sido o seu detox? Me conta aqui, vou adorar saber o que você tem feito

Se você gostou desse post aqui tem algumas ideias de atividades 

40 atividades para fazer offline

Atividades nada produtivas para fazer offline

Comentários

Postagens mais visitadas