não tente cuidar dos outros
Esse é um erro muito comum. Eu mesma cometi esse erro na maior parte da minha vida. Tentar ajudar as pessoas ao seu redor, quando na verdade você precisa de ajuda. Eu sempre lembro das explicações do avião, aquela clássica que todos sabemos, coloque a máscara de oxigênio em você antes de colocar nas crianças ou ajudar o próximo.
O seu bem-estar, a sua saúde, a sua força vêm primeiramente de você. Por mais que você tente ajudar alguém que esteja passando por um momento ruim, é preciso antes cuidar de você, da sua mente, do seu corpo e do seu coração. Eu aposto que você não vai ao hospital pedir ajuda de algum doente quando precisa. Eu sei que isso é extremo, mas precisamos nos conscientizar, saber qual o momento certo de ajudar, de negar ajuda ou de direcionar essa pessoa para alguém mais capaz naquele determinado momento.
Está tudo bem não poder ajudar todo mundo toda hora. Se você não é um 180 ambulante, você realmente tem que filtrar. Nem sempre vamos poder ajudar aquela pessoa que a gente ama. Eu tenho pessoas que eu amo muito na minha vida, e que a forma que eu mais as ajudei foi me distanciando. É muito prepotente nós acharmos que podemos cuidar de tudo e de todos. Nós somos seres humanos, somos falhos. Talvez cuidar de você primeiro, vai ajudar aquela pessoa a enxergar o que ela precisa, onde ela precisa cuidar dela mesma, onde ela pode buscar ajuda, qual dores ela precisa curar.
Eu sei o que é se sentir responsável pelos outros. Obviamente, caso você tenha filhos e eles estão nos seus cuidados (>18), então é realmente sua responsabilidade. Caso, você esteja lidando com adultos, o bem-estar deles é de responsabilidade própria.
Longe de mim querer abolir toda forma de ajuda. Claro que você pode ajudar e demonstrar amor, e ser generosa e caridosa com as pessoas ao seu redor. Seja luz! Mas antes de brilhar sobre os outros, tenha certeza de que você está brilhando o quanto pode e deve. Seja luz quando você tiver luz para brilhar. Caso você precise de ajuda, aproxime-se de quem pode te ajudar.
É preciso ser um pouco individualista nessa ocasião. Focar nas próprias necessidades, emoções, cura. Você não precisa estar sozinha, você pode procurar ajuda com quem também precisa. Existem pessoas maravilhosas no mundo inteiro. Pessoas que vão fazer sua caminhada melhor, mais agradável. Pessoas que a simples existência é um bálsamo para as nossas vidas, perfumando e fazendo tudo tão bom. Ou talvez um anestésico, pessoas em que a singular presença faz toda dor desaparecer. É ótimo ter pessoas, é ótimo estar acompanhada. É ótimo ter parceiros de caminhada.
Meu único "conselho" é que você tenha sabedoria para discernir quando pode oferecer ajuda e quando pode oferecer companhia.
Espero que tenham uma ótima semana. :)
Comentários
Postar um comentário