"não deixe o medo de errar impedir que você jogue"
Eu sou viciada no filme A Nova Cinderela e eu lembro dessa frase que ela tem um momento de "breakthrough". Ela deixa a casa da madrasta, o emprego e toda a vida que ela não merecia. Depois que ela decide não deixar o medo dela impedi-la ela passa por várias mudanças positivas na vida. Eu adoro esse filme, e eu levo essa frase comigo por um bom tempo.
Nunca deixe o medo de errar impedir que você jogue. Semana passada eu tive uma luz, um insight sobre meu comportamento. Eu estava, por muito tempo deixando o meu medo de rejeição me impedir de fazer várias coisas. Na verdade, eu deixei o meu medo de rejeição moldar meu comportamento e minha personalidade. Eu tenho tido cada vez mais consciência disso e tentado me colocar em situações que eu me exponha, situações que eu vou sofrer rejeição.
O objetivo não é me machucar ou me fazer sofrer, é aumentar minha exposição a situações que me confrontam e aumentar a minha tolerância para rejeição. Não é nada fácil. Meu corpo e minha mente entram quase que em colapso cada vez que eu tento me colocar fora da minha zona de conforto. É totalmente novo para mim. Apesar de ser muito desafiador, de ser assustador, de trazer emoções inesperadas para a superfície, eu ainda acho que é mais assustador eu me moldar àquilo que eu acho que será aceito pelos outros, pelo simples fato de querer ser aceita.
Eu cansei de negar as vontades do meu coração, de me convencer que eu posso fazer outras coisas, gostar de outras coisas. De que eu devo perseguir outros objetivos por ter medo de ser rejeitada. Eu cansei de abandonar um objetivo antes dele acontecer, antes de dar certo pois a chance de rejeição era maior que a alegria de conseguir. Acabou essa fase, uma nova fase começa.
Agora é encarar esse medo, me expor, aceitar e abraçar a rejeição. Até porque não existe uma vida com 100% de aprovação. E a vida real é muito boa. É bom receber não de lugares que não pertencemos. Nem sempre é gostoso de ouvir um não, numa entrevista de emprego, numa oportunidade de trabalho, num relacionamento. Mas faz parte da vida, isso nos dá direção, clareza e talvez até uma vontade maior de perseguir nossos sonhos e desejos.
Eu espero do fundo do meu coração que você se mantenha firme, que abrace a rejeição nas áreas que precisa. Que não deixe que o medo de errar impedir que você jogue. Que cuide e guarde o seu coração.
Dicas de livros caso você queira ir adiante:
A síndrome da boazinha: Como curar sua compulsão por agradar
Aceitação radical: Como despertar o amor que cura o medo e a vergonha dentro de nós
Comentários
Postar um comentário