você não é burra, você só não tem repertório nessa área

 Estou lendo o livro Mindset, escrito por Carol Dweck e tem sido uma leitura bem interessante, daquelas que vão moldando nosso ser. A autora afirma que existem dois tipos de mindsets, ou padrões de pensamento, um é fixo e o outro é de crescimento. No decorrer da leitura percebi que tenho mindset fixo em algumas áreas da minha vida, e que é realmente muito difícil superá-lo, pois quando estou de frente com algum desafio que julgo estar além das minhas capacidades ele muitas vezes me desmotiva ao invés de me motivar, antes mesmo de tentar, antes mesmo de saber o resultado da minha tentativa. 

Além disso, diversas vezes eu me pego me provando inteligente ou provando alguma outra característica que tenho orgulho de ter, atitude que se encaixa no mindset fixo. É muito mais confortável me provar sê-lo sem esforço algum, o esforço realmente dá trabalho. Pude perceber isso na faculdade, na de engenharia era tão mais simples me provar, pois eu tinha me dedicado muito para entrar na faculdade, então já estava acostumada com as matérias. Mas depois de dois anos, entrar em uma faculdade de humanas tem sido um pesadelo para mim, que aparentemente tenho um mindset fixo aqui. Eu não precisava me dedicar tanto, e me convencia de que se precisasse eu não era inteligente o suficiente, balela, sempre existe espaço para aperfeiçoamento. Agora em humanas, tem sido difícil e até meu suado esforço não é suficiente para me provar inteligente diante dos demais. Que pesadelo! Ter que me assumir 'burra', ter que admitir fracasso, em algo que eu mal tentei, mal me dediquei, apenas fiz o mínimo, acreditando que seria o suficiente para me manter inteligente. É isso que passava na minha cabeça, talvez sem nem mesmo eu perceber, mas agora vejo as diferenças.

Chego então ao ponto de inflexão, meu momento de mudar, minha chance, acabo de me deparar com algo que visivelmente precisa ser aprimorado, uma parte do diamante bruto que precisa ser lapidado. Como eu costumo dizer 'como dói abrir mão disso, como é doloroso ser lapidada, deixar pra trás tudo aquilo que já fui e entrar num mundo novo de incertezas'. O que sempre me ajuda a optar pela crescente é pensar que essa realidade não me cabe mais, pensar em tudo aquilo que me traz asco desses hábitos que carrego hoje. Mudar, sem dúvidas, é desconfortável, mas viver uma realidade que não me leva adiante é ainda pior. 

O que há de bom no lado do mindset de crescimento? Bom, lá existe espaço pra aprender, lá é possível errar e não ser um fracassado(a), lá o erro é parte do aprendizado. O que deixa a vida mais leve, pois como passar uma existência inteira sem errar? 

Abandono hoje o apego com me provar 'superior' aos demais, ao querer o caminho sem esforço e me comprometo a aplicar um mindset de crescimento onde ainda não existir dentro de mim.

Comentários

Postagens mais visitadas