Quem em sã consciência iria colocar um microscópio sobre as próprias falhas?
Eu lembro de evitar olhar para os meus defeitos, para os meus erros, para as imperfeições. Eu lembro de correr delas. Eu lembro de fugir de qualquer coisa que pudesse me lembrar delas. Como era difícil. Como foi difícil. Como foi doloroso. Era assustador. Era algo que me colocava num estado de pânico, de medo. Como se eu estivesse enfrentando um leão. Eu descrevo e eu consigo sentir meu coração e minha mente tentando me proteger de ir pra lá, pra essa memória, pra essas sensações, emoções. Minha boca até seca, a saliva já precisa de ajuda para ser engolida, fica pesada. Todo esse sistema de proteção para algo que não é um perigo real.
Quem em sã consciência iria colocar um microscópio sobre as próprias falhas? Quem iria chamar atenção para o que menos gosta sobre si? Ou sobre o que mais odeia sobre si? É assustador ser vulnerável. É assustador se humano. Eu não deveria nunca ter me aberto para melhorar a mim mesma. Brené Brown você estava certa. Eu só preciso me tirar daqui agora.
Por mais assustada que eu fique, por mais que meu corpo e mente digam o contrário, eu tenho que revisitar alguns erros de vez em quando. Para mérito de pesquisa, pro meu TCC, pra uma análise mensal/trimestral/anual. É preciso olhar para onde erramos, aqueles erros mais vergonhosos às vezes. É preciso entender o que causou ele em primeira instância. Não para ficar remoendo aquilo. Não é para ruminar, e se achar uma pessoa desprezível. É uma forma de encontrar onde eu poderia ter sido mais amorosa, mais gentil, mais leve comigo mesma.
Não é como se fossemos permanecer no erro, é para entender onde estão as feridas e poder curá-las. É encontrar a melhor medicação para o que machucou. Afinal de contas, se o olhar para o erro não for doloroso ele já foi fragmentado como aprendizado.
Para melhorar nós precisamos olhar para as partes falhas, para aquilo que está machucado, quebrado, ferido. Tente olhar com o máximo de generosidade possível, como se você fosse a pessoa que mais se ama no mundo. Olhe para os seus erros como se você fosse sua melhor amiga, que nunca te magoaria, não te julgaria, não te condenaria por eles.
Só ele para eles quando estiver pronta para dar o amor que você precisava naquele dia.
Comentários
Postar um comentário