"o oposto de "brincar" não é trabalhar- é depressão"

     Eu li essa frase hoje de manhã na minha leitura diária, e queria entender ela menos. Quem já trabalhou e chegou perto da exaustão, ou teve burnout, ou teve sintomas depressivos sabe bem o que é isso. Viver uma vida com a agenda cheia, um milhão de responsabilidades, trabalho, trabalho, trabalho (&estudo&pós&novoidioma&+). 

    Se você sente que está passando por isso, e não tem energia, e não tem ânimo, e não vê muita cor na vida. Por favor, saiba que você não é a primeira pessoa a passar por isso. Queria te dizer do fundo do meu coração que eu já estive aí. Minha agenda era cheia de responsabilidades, eu não via cor nenhuma nos meus dias, eu me tirava da cama arrastada, eu vivia a vida no automático e de acordo com as responsabilidades que eu tinha. 

    O que eu gostaria que você tirasse desse post é que, talvez você não esteja fazendo o suficiente para sua diversão. Talvez você não esteja criando espaço para ser feliz dentro da sua agenda. Se sua rotina é acordar, trabalhar estudar. Ou se você faz apenas o que tem que ser feito. Se você não tem espaço para digerir o que acontece com você, se você não tem tempo para curtir com seus amigos durante a semana, se você não tem um terceiro lugar (um lugar que não seja a sua casa ou seu trabalho que você visita com frequência). Se isso é uma realidade para você, saiba que talvez a solução seja mais simples do que você pensa.     

    Eu fui criada por uma família descendente de alemães, diversão é um conceito bem distante e precário no meu vocabulário. Bom, foi. Hoje eu já entendo melhor - por isso estou aqui dividindo com você. Eu não aprendi de berço a criar espaço pra me divertir, pra brincar, pra abstrair. "Brincadeira é coisa de criança" eu pensava. No momento estou lendo um livro que fala essencialmente sobre brincar, sobre como isso é uma atividade que dever ser cultivada ao longo de toda a vida. Você já parou para pensar com o que você brinca hoje? Eu, honestamente, tenho poucas atividades que considero brincadeira, mas vou dividi-las com você.

Coisas que você pode fazer quando quiser brincar como adulta:

1. Ler algum livro divertido

2. Pintar, colar, desenhar, costurar, fotografar, editar, ou qualquer coisa relacionada a arte que você possa criar.

3. Esportes, principalmente aqueles com mais pessoas :) aula de dança, jogos em geral, pilates, academia (qualquer coisa pode se tornar uma brincadeira dependendo da sua intenção)

4. Caminhadas que instiguem sua presença (caminhada procurando objetos com determinadas cores, pássaros ou qualquer animal). Eu amei fazer isso e super recomendo.

5. Escrever, manter um diário, deixar seus pensamentos correrem no papel. (é muito libertador e é muito gostoso olhar para trás e ler de novo)

6. Cozinhar uma receita nova que você quer

7. Mudar algo na sua casa com a sua playlist favorita. Sem pressão, só diversão.

8. Spa day (meu favorito provavelmente)

Enfim, muito do que você faz é sobre a energia que você coloca, fazer exercício físico pode ser muito divertido; ou mais um peso na sua agenda, dependendo de como você encara isso.

    Talvez esse não seja o seu problema/solução, e nesse caso eu recomendo que você converse com algum profissional de saúde para poder te ajudar a viver uma vida mais leve e alegre :) Lembra que A vida pode ser muito muito gostosa de ser vivida.

Livros que recomendo:

The Great Good Place: Cafes, Coffee Shops, Bookstores, Bars, Hair Salons, and Other Hangouts at the Heart of a Community (English Edition) 

Esse é o livro que fala do terceiro lugar, não achei ele em português mas vale a sugestão

Play: how it shapes the brain, opens the imagination, and invigorates the soul

Esse é o livro que fala sobre a importância de brincar e se divertir ao longo de toda a vida :)

Espero que gostem e que se divirtam muito hehe bjoo


Comentários

Postagens mais visitadas