Ansiedade e medo
Hoje foi um dia que a ansiedade bateu muito muito forte. Eu fiz algo pra curar? Não. Fiz algo pra diminuir? Nada. Eu literalmente passei o dia no celular e nutrindo meus pensamentos ansiosos. Não me orgulho, mas foi o que aconteceu. Depois de passar por uma crise de ansiedade, tive que praticar algumas técnicas de respiração e consegui me acalmar um pouco.
O que isso tem a ver com você? Não sei. Espero que você esteja fazendo algo diferente de mim. Espero que ao invés de cultivar hábitos e ações que te deixem mal, você esteja fazendo algo pelo seu bem. Eu não consegui cuidar de mim hoje. Na verdade, já faz alguns dias que não tenho tido sucesso em cuidar do meu bem-estar. E eu sei que vai ficar tudo bem, e que é só uma fase, é só um momento da minha vida que as coisas não estão indo tão bem. Eu gostaria de lembrar você disso. Que talvez o momento não esteja tão bom, mas que logo isso vai acabar, eu tenho certeza disso. Eu já passei por tantas coisas que não foram boas, não foram desejadas, não foram planejadas, mas acabaram.
Quanto àquilo que estiver dentro do nosso controle, nós sempre podemos mudar o rumo, o curso e as estratégias. Eu não me cuidei muito bem essa semana, não tive vontade, não tive como, não tive cabeça. Mas fiz aquilo que pude, aquilo que estava dentro das minhas condições. Seja uma caminhada, um podcast, ligar pra uma amiga, ouvir a música que você gosta, escrever, ler um livro, falar com alguém que você confia. Existem inúmeras formas de autocuidado, você pode exercer a menor delas e ainda vai estar cuidando de você.
Existem coisas que são grandes atos de autocuidado. Eu acho que o que eu tenho feito nessa última semana está mais perto de um grande ato. Eu pedi demissão do meu trabalho depois de ser desrespeitada. Sim, um grande ato. Tendo em vista que eu preciso do dinheiro e que não tenho outro contrato começando logo. Eu estou assustada com tudo isso, com o fato de tomar essa decisão, com o novo, com o incerto, com o que vai acontecer. É incrível como o medo funciona, eu tenho mais medo de qualquer coisa desconhecida do que continuar num emprego que não me faz bem. Congelada de medo, esta é a minha definição. Eu passei o fim de semana ansiosa, sabendo que teria que voltar pro trabalho ainda essa semana. Sabendo que teria que enfrentar os mesmos problemas, as mesmas pessoas e lidar com tudo isso. Não é a forma que eu gostaria que acontecesse. Mas é a forma que está acontecendo.
Espero que a sua semana esteja muito melhor que a minha. E se não estiver, lembre-se que tudo passa, e algo melhor te espera ali na frente, você só precisa continuar.
Comentários
Postar um comentário