UPDATE: DUAS SEMANAS DE DETOX DE REDES SOCIAIS
Bom dia meus amores,
Espero que estejam todos muito bem.
Vim hoje compartilhar com vocês como tem sido esse tempo fora do Instagram e do TikTok.
Confesso que tenho tido ótimos dias comigo mesma, com meu noivo, com meus amigos. Tem sido muito maravilhoso estar um pouco off. Eu achei que seria bom, mas tenho todos os dias aprendido que é bem melhor do que eu esperava. Sim, eu ainda tenho um horário por dia que eu uso o Instagram e TikTok, então se você me vê por lá não está ficando louca não. Eu estou fazendo um controle maior do meu tempo de rede social, o que antes era um consumo viciado e descontrolado, hoje tem sido regrado e calculado.
Eu ainda trabalho com redes sociais, então fica bem difícil me desligar completamente. Mas é um próximo desafio, quem sabe aos fins de semana decido ter um dia 100% offline. É uma coisa bem louca pensar que eu tenho que me forçar a viver algo assim, mas eu estava verdadeiramente viciada. Acho que ainda estou, mas os vestígios do vício vão saindo do meu corpo e mente a cada dia. Eu estou cada vez menos pegando meu celular involuntariamente. E isso foi algo que eu só percebi depois que comecei meu detox, QUANTAS vezes eu pego o celular durante o dia. É assustador.
Fico muito muito feliz com o fato de já ver isso reduzindo. Na minha cabeça, é um sintoma do vício largando meu corpo e minha mente. Significa que eu estou melhorando, ressignificando o propósito do celular na minha vida. E só até aqui eu já recomendaria que você também fizesse.
Uma das maiores mentiras que eu me contava e que eu acreditava ser uma dificuldade, um empecilho, e algo que me "segurou" por muito tempo pra fazer esse detox é o fato de eu morar fora. Eu sempre me engava falando pra mim mesma que era ali, nas redes sociais onde eu via as conquistas, felicidades, sucessos, das minhas amigas, da minha família. Que grande mentira. Eu e minhas amigas começamos a nos falar muito mais através do WhatsApp, através de vídeos depois que eu comecei o detox. E sem memes ou conversas superficiais, nós estamos participando e construindo intimidade, amizade, carinho e várias outras coisas muito boas. Isso sim eu posso dizer que supre minhas necessidades emocionais, minha caixinha da amizade, meu sentimento de falta, de saudade. Pessoas reais conversando comigo intencionalmente.
Tenho aprendido na prática o que é o JOMO (Joy of missing out), sabe quando você fica feliz e aliviada em não saber das coisas, em não estar nos eventos, em não seguir a trend. É basicamente isso, feliz em não participar, até porque não dá pra saber de tudo, estar em todos os lugares e participar de todos os eventos e trends. É um grande alívio mental. Viu fulano? Não. Ficou sabendo? Não. Sabe aquele meme? Não. Aquela trend? Não. Que grande alívio. Que paz eu ter tempo e poder focar nas coisas que realmente importam e não deixar a internet ditar o que é importante ou deve consumir meu tempo. O que mais me choca é que eu deixei alguém fora de mim, um aplicativo, um algoritmo, ter controle sobre o que eu penso ou sobre onde eu devo direcionar minha atenção.
Eu volto semana que vem, ou na outra pra contar sobre os inúmeros benefícios que tenho sentido ao passar esse tempo fora das redes sociais. E lembrem-se, eu não estou isolada do mundo digital, eu só estou consumindo doses pequenas. Eu só não sou mais uma pessoa cronicamente online.
Um grande beijo,
Fiquem bem :)
Livros que eu recomendo caso você queira entender mais sobre o assunto:
3. Minimalismo Digital (próximo na minha lista de leitura)
4. How to Break Up with Your Phone (segundo na minha lista)
Mais dicas de livros em inglês aqui.
Comentários
Postar um comentário