não faça como eu, não estrague seu tempo livre.
Eu tenho um péssimo hábito de acreditar e agir como se meu corpo e minha mente fossem máquinas. Que o único combustível para eu ter uma vida produtiva é comida e um pouco de sono. Eu muitas vezes volto ao que me é familiar, e tento agir como se eu só precisasse trabalhar, estudar, treinar ou apenas ser produtiva. Apenas executar atividades de forma eficaz que me trouxesse algum benefício na minha produtividade. Ler no ônibus, escutar um podcast, trabalhar todo minuto que eu tiver livre, treinar, me alimentar, dormir(um pouco). Talvez algo que eu herdei da minha família e da sua incansável busca por algo, que eu mesma não descobri. Porém, eu descobri uma forma diferente de existir.
Além das inúmeras horas trabalhadas, do treino feito, do livro lido, existe uma forma de você aproveitar um ou alguns momentos do seu dia, por prazer e não por eficiência. Ler um livro que não vai te levar a lugar nenhum, que não tenha propósito a não ser te alegrar, relaxar, divertir. Fazer um treino que não vai melhorar sua performance, sua massa muscular ou seu pace, mas que vai te alegrar e construir uma comunidade. Ter um hobby que só vai "gastar dinheiro" mas em troca vai te deixar muito feliz e com o coração quentinho.
Parece tão simples, mas por algum motivo minha cabeça não funciona dessa forma no modo automático. Faz algo como tomar um café em casa e curtir alguns momentos de silêncio e de calma se tornar um luxo. Respirar com calma, me "atrasar" - ou apenas não ser a primeira a chegar no lugar- para curtir uma música em casa, sentar na minha varanda, ver a luz batendo nos outros prédios, nas arvores. Uma coisa tão pequena, tão simples, mas que tem me feito tão bem, tão feliz.
E pensar que frequentemente eu me esqueço que talvez esse seja o propósito do tempo livre, apreciar, parar, respirar.
Comentários
Postar um comentário