Meus 3 hábitos que não dão lugar para minha ansiedade

 Oi meus amores! Espero que estejam todos bem, eu estava com saudades de escrever aqui já, tem sido bem difícil com a correria do último ano, mas pretendo escrever mais esse ano! Juro juradinho.

Desde a pandemia eu pude dar muita atenção pra minha mente e pro meu coração, a pandemia na verdade me obrigou a olhar pra dentro de mim. O que foi ótimo, pois existiam muitas coisas que precisavam de cuidado, uma delas é como eu cuido da minha ansiedade. Desde que comecei a terapia eu aprendi 3 hábitos que me ajudam a controlar minha ansiedade, e posso dizer que eu vivo uma vida muito mais tranquila e feliz depois que aprendi a usá-los.

1. Exercício Físico:

Um dos hábitos mais comuns, que mais geram energia e saúde, e ainda assim muitas vezes nós ignoramos ou deixamos pra depois. Mas sim, uma vida com atividade física frequente é como uma fortuna que a gente vai cultivando. É maravilhoso se sentir forte, e disposta. Além disso, praticar algum esporte pode te ajudar a se desafiar mentalmente e te tornar não só fisicamente mais forte, mas fortalecer sua motivação e autoconfiança. Eu acredito em mente forte, corpo forte, e quanto mais me dedico na academia mais eu percebo como isso afeta positivamente as outras áreas da minha vida. Muitas pessoas ansiosas também sofrem de insônia, e uma rotina que inclui atividade física também ajuda a diminuir isso. Pode ser uma caminhada, uma atividade física em casa, ou pode sair pra encontrar alguns amigos e jogar volley por exemplo, tudo é válido, desde que seu corpo esteja se mexendo e produzindo uma dose boa de endorfina.

Aqui tem um link de Mini Bands de Ginástica pra você começar a pratica em casa mesmo!

E aqui tem um livro sobre Exercício Físico e saúde mental caso haja interesse em saber mais sobre o assunto.

2. Meditação:

Sem brincadeira, depois que aprendi a meditar eu faço isso várias vezes no meu dia. Além de me dar energia, me da foco e me ajuda na minha tomada de decisão. Confesso que também aprendi a ser mais feliz depois de aprender a meditar. 

Estamos acostumados com uma vida corrida e pensar em mil coisas ao mesmo tempo. Faculdade, trabalho, casa, academia, projetos, família, amigos, são tantas coisas que passam na nossa mente todos os dias e a gente nem percebe o quanto isso nos sobrecarrega. A meditação nos ajuda a focar no que realmente importa, a enxergar o que faz parte de nós e o que é só barulho externo. Não precisamos gastar energia mental com tudo que vemos e somos expostos. 

As redes sociais nos ensinaram a viver em um mundo diferente do mundo que vivemos, muitas vezes nos comparamos com os outros, ficamos pensando em realidades diferentes, tentando viver algo que nem sempre é real. Não estamos conectados com a realidade e o presente, e por isso adoecemos. A ansiedade nos preocupa com o futuro e a depressão nos deixa preso no passado. A chave da felicidade seria viver o presente?

Se você quiser aprender a meditar eu recomendo começar com meditações guiada, aqui tem um link pra te ajudar.

Outra sugestão é esse livro sobre Atenção Plena, já li e amei conhecer mais sobre o assunto. 


3. Escrever:

Esse é um dos hábitos que eu pratico quando estou ansiosa, quando de fato não consigo pensar em outras coisas e meus pensamentos me consomem. É a minha favorita talvez, a que eu aprendi demais sobre mim e sobre a minha mente. Eu amo escrever, sempre me traz muita clareza, acho que assim como a meditação me ajuda a enxergar o que é real e o que é só preocupação. Às vezes meu cérebro me engana, que existem muitos problemas, ou que eles são maiores do que eu posso lidar, e escrevendo tudo fica mais claro, mais fácil de entender. Hoje, eu amo e anseio pelos meu momentos de escrita, de ‘falar comigo mesma’, de me ouvir e me entender. Pegue um caderno antigo, seu notebook, ou compre um diário bem lindo pra você começar a cuidar da sua mente escrevendo.

Aqui tem um livro sobre Escrita Terapêutica, caso o assunto te interesse.

Caso tenha dificuldade, algo que pode te ajudar é esse livro: Cinco minutos por dia: um diário para uma vida melhor

Um hábito bônus que me ajuda a me acalmar é a leitura, assim como a escrita, obriga nosso cérebro a se acalmar, a pensar na velocidade da leitura, e é maravilhoso poder aprender mais com outras pessoas.

Espero que esse post ajude vocês. Um beijooo















Comentários

Postagens mais visitadas