Ser vítima está te atrasando

 Olá meus amores, tudo bem com vocês? 

Faz um tempo que queria conversar com vocês, mas sabe quando a gente não tem nada bom pra falar então parece bom nos calar? 

Eu vim aqui para ouví-los e saber o que tem sido motivo de insônia pra vocês.

Eu passei por uma situação que acho que vale compartilhar com vocês. Então vamos a ela:

Vocês em algum momento já sentiram que estavam presos a algo? Como se algo te obrigasse a permanecer numa situação, e então você sente que sua vida não anda, as coisas não fluem, nada sai como você espera ou gostaria?

E então, como responde a isso? É importante você pensar como tem agido ao se deparar com uma situação como essa, principalmente para entender o que te trouxe até aqui. Eu gosto muito de pensar que a minha ‘configuração mental’ me trouxe até o momento que estou escrevendo esse texto, e que muitas vezes um pequeno ajuste nessa mentalidade pode impactar meu futuro. 

Eu confesso que senti muita pena de mim, que me achei vítima, que esperei ser salva, que contei com alguma circunstância mirabolante viesse acontecer para que eu pudesse parar de viver essa escassez que eu estava vivendo, parar de viver aquela ‘miséria de vida’. E não, nada apareceu, nada aconteceu, nada mudou. Eu pensava que estava num deserto, num tempo de silêncio, análise, atenção, mas hoje vejo que eu estava enganada. Eu tive várias oportunidades de mudar em minha mão, mas como elas não se encaixavam naquilo que eu queria, eu simplesmente descartei todas. E não, infelizmente as coisas não vão sair exatamente como o planejado, e sim isso é muito frustrante. 

Eu quero que vocês pensem nesse problema com uma metáfora, digamos que você esteja com sede, parado numa estrada, e alguém passa, mas essa pessoa não tem água, mas ela te oferece um mapa do poço mais próximo. Então você pensa, não é isso que eu preciso, eu estou com sede, preciso de água! Mais uma pessoa se aproxima, ela também está com sede e se oferece para ir com você até a casa de um amigo que fica próxima de onde você se encontra, onde vocês dois poderão beber água. E você pensa, não é isso que eu preciso, estou morrendo de sede, preciso de água! E você decide esperar e continuar no mesmo lugar, e aparecem várias pessoas, algumas até têm água, mas não têm tempo para te ouvir ou não querem dividir, a maioria não tem, a maioria também busca sanar essa sede. E você parado, esperando a pessoa certa que vai vir te salvar, vai vir te oferecer água. E eu posso dizer a você meu amigo, essa pessoa não vai chegar em 99% dos casos.  

Ninguém vai bater na sua porta e resolver seu maior problema. Ninguém vai te buscar em casa e oferecer aquele emprego ou aumento que você merece. Ninguém vai chegar na sua porta e perguntar se você aceita se casar.

Por mais que nosso problema seja muito importante e muito grande, as pessoas não são ‘obrigadas’ a sentir pena. E nem precisam, na minha opinião. É fácil entender isso quando estamos numa posição de vítima? Não. Mas eu acredito que todos temos capacidade para enfrentar os problemas que aparecem no nosso caminhar. E por favor, não entendam isso como sendo fácil, nem mesmo que precisamos fazê-lo sem ajuda, mas isso é diferente de ‘terceirizar’ a resolução.

Uma vez eu ouvi uma leitura da bíblia de quando Jesus ressuscita Lázaro. O que acontece antes de Jesus realizar um milagre é que ele pede aos que estão perto dele para que removam a pedra. Ele não magicamente remove a pedra, embora Ele possa fazê-lo, Ele realiza apenas aquilo que nós não podemos. 

Então, talvez eu e você estejamos esperando pelo milagre quando nós ainda nem removemos a pedra; não percorremos o mapa do poço; não buscamos fazer o que está em nosso alcance. E isso muitas vezes nos da a sensação de estarmos presos a algo, alguém, alguma situação; quando na verdade somos livres. Para agir em meio a circunstâncias diferentes, é preciso se adaptar, é preciso analisar as alternativas. Eu mesma, quantas vezes idealizei um cenário e esperei agir somente dentro daquela idealização, mas o que acontece quando esperamos o momento e cenário perfeitos para agirmos é que ficamos parados! 

Com muito carinho de alguém que começou a empurrar a pedra, e já viu grandes mudanças.

Comentários

Postagens mais visitadas