Porque ressignificar minhas dores?
Desde que eu comecei a psicoterapia tenho passado por um gigante processo de ressignificação, quase que diário. Nesse período todo eu pude perceber que as nossas maiores dores e tristezas vêm das nossas crenças, aquilo que acreditamos nos faz sentir da forma que nos sentimos. Por exemplo, a morte de uma pessoa pode significar dor e fim em algumas culturas e religiões, mas em outras pode significar um novo início, uma ascensão, e isso vai mudar a forma como nos sentimos em relação ao que acontece conosco.
Eu li uma frase outro dia que dizia ‘nada vem com significado nesse mundo’, ou seja, nós somos os responsáveis por dizer se uma situação, atitude, momento é bom ou ruim, alegre ou doloroso, vibrante ou depressivo, e por aí vai… Você com certeza já esteve em algum relacionamento que houve um choque de crenças, algo que para você era muito ruim, pra outra pessoa poderia ser indiferente; ou algo que era muito bom na sua concepção, pra outra pessoa era extremamente difícil de lidar. Porque isso acontece? Porque as nossas crenças nos ensinam a etiquetar as atitudes dos outros, e situações. Eu tenho estado bem atenta a isso, por exemplo, se tem algo me deixando triste, ansiosa, ou com raiva, eu sempre busco parar e me perguntar ‘Peraí, qual o motivo de eu esta me sentindo assim?’e vou cavando, cavando até encontrar a crença que motiva essa emoção negativa.
O fato de ressignificar é muito benéfico, pois às vezes acreditamos subconscientemente em coisas que nem é nosso, nem faz parte do nosso caráter e valores, algumas vezes trazemos isso de outras relações e se pararmos pra pensar, nem acreditamos naquilo de verdade. Também é ótimo no sentido de que vivemos mais felizes e estáveis, pois aprendemos a tirar os rótulos das situações e analisar por aquilo que elas são.
Essa simples atitude tem me ajudado tanto! Vou citar algumas coisas que mudaram na minha vida depois que passei a ter um olhar mais leve e menos carregado de julgamentos:
- não julgar os outros pelo pior: não sei se tenho palavras pra dizer o quanto isso me ajuda nos meus relacionamentos, sabe aquelas máximas ‘ele está fazendo isso pra te provocar’, ‘ele quer te ver mal’, ‘ela te odeia por isso fez isso’’. É até engraçado pensar assim, hoje paro e penso ‘quem disse isso meu deus??’, e só consigo pensar que o outro é uma pessoa com dores e sofrimentos como eu, e talvez esteja carregando fardos sozinho.
- estar constantemente analisando minhas emoções desconfortáveis: virou quase um hábito eu parar pra me analisar todo momento que não estou vivendo bem e feliz, num estado de flow. Eu constantemente me pergunto ‘porque estou me sentindo assim? O que está gerando essa emoção?’, e como muitos sabem, abro meu caderno e converso comigo mesma até entender o que está desencadeando aquele sentimento chatinho.
-viver mais feliz e leve: a oportunidade de ressignificar, pra mim, é uma delícia, eu sempre posso melhorar minha qualidade de vida, posso acessar crenças tão profundas que talvez ficariam presas por anos. Nunca é tarde para ressignificar algo e viver bem.
- ver o lado bom das coisas: é muito natural alguém vir me falar de algo e eu já pensar nossa mas olha por esse lado que bom!!! Óbvio que nem sempre é a primeira coisa que eu falo, dependendo do estado emocional da pessoa, nem falo, espero ela chegar nisso sozinha. Mas é maravilhoso poder encontrar algo bom em toda situação.
-ser confiante e ter uma visão de superar desafios: é um tanto libertador quando a gente passa da posição de vítima para protagonista da nossa história, é maravilhoso, você se sente capaz de enfrentar o que tem pela frente e aceita a vida de uma forma positiva, não como vítima do seu destino, mas como alguém que toma as decisões e está disposta a fazer acontecer.
Como ressignificar minhas dores?
1. Fazer paz com seu passado e honre sua história
Isso foi algo que eu acessei durante a terapia, foi muito difícil olhar pra trás e ver algumas coisas, mas eu sabia que era necessário e estava decidida a fazê-lo. Nem sempre é rápido, nem sempre conseguimos fazer em uma sessão de terapia, escrevendo num diário, conversando com alguém, às vezes leva tempo. Respeite seu tempo, aproveite o processo. E lembre-se, tudo que você passou te tornou a pessoa que você é hoje! Seja grata por isso.
Eu diria que é impossível seguir em frente sem fazer paz com seu passado, sem saber honrar sua história. Talvez eu esteja errada, mas vejo que é uma das forças mais fortes que nos impedem de ter sucesso em qualquer área da vida.
É difícil, mas é importante pra você que busca se desenvolver. Também não quero passar aqui uma ideia de que sou 100% em paz com meu passado e sei honrá-lo plenamente, quando eu menos espero a vida me mostra que tem um pouquinho pra melhorar aqui e ali.
2. Agradeça!
Um dos maiores erros do ser humano é reclamar! Vou te contar! Ato inútil, não tem poder pra mudar a situação e ainda nos puxa pra baixo fazendo-nos ter um olhar negativo da vida.
Minha grande dica é: desenvolva um método de gratidão! Seja o pote da gratidão, 3 coisas que você é grata no dia de hoje, faça sua oração agradecendo, agradeça X pessoas no seu dia. Seja o que for que funcione pra você, mas seja grato, mude seu olhar pras coisas incríveis que você tem! Aquela frase clássica que a minha psicóloga diz ‘se tuas lentes estiverem sujas, então tudo que você olhar vai estar sujo’. Comece a buscar soluções no que você enxerga.
3. Faça terapia, cursos…
Faça o que for necessário para te trazer essa cura e te ajudar a mudar de vida. Não viva uma vida medíocre. Eu acredito que estamos aqui pra viver uma vida plena e abundante em todos os sentidos. E você?
Gostou do conteúdo? Tem alguma dor que você precisa ressignificar? Comenta aqui o que você tem feito pra melhorar sua qualidade de vida.
Beijossss, Letícia
Comentários
Postar um comentário