Como a falta de inteligência emocional afetou meus relacionamentos?
- esse post contém link afiliados, o que significa que se você fizer uma compra eu ganho uma porcentagem sem custo adicional pra você.
A falta de inteligência emocional(IE) pode influenciar várias áreas da nossa vida, desde os relacionamentos com os outros e com nós mesmos, até nossa vida acadêmica e profissional. Entender que emoções eu sinto, como elas foram desencadeadas, porquê foram desencadeadas, como posso minimizá-las é um grande diferencial nos dias de hoje.
Emoção, segundo o dicionário, é qualquer agitação ou distúrbio da mente, sentimento, paixão, qualquer estado mental excitado. Elas são um dos ‘sistemas’ mais primitivos no nosso corpo, e têm o objetivo de nos manter vivos, mas funcionam como se ainda vivêssemos nas cavernas, lutando por nossas vidas constantemente contra um perigo eminente. Já imaginou esse sistema nos dias de hoje, por exemplo, reagir à uma surpresa como se estivesse reagindo a um leão? Não parece cabível né?
Emoções nos movem, em nosso repertório emocional cada emoção tem uma função conforme sua assinatura biológica. Por exemplo, o medo tem a função de nos deixar atento aos perigos, a nos deixar preparados para fugir. Emoções principais: raiva, tristeza, medo, amor, surpresa, nojo, vergonha.
As emoções podem ser desencadeadas com atitudes do dia a dia de forma desproporcional, reagindo à uma briga como quem reage a um perigo de vida ou morte, nosso cérebro pode acionar janelas sem percebermos, o que Daniel Goleman chama de sequestro emocional, e então somos tomados por emoções, e assim fácil perdemos o controle das nossas reações.
Julgar as situações com base nas emoções é algo bem instável, pois as emoções não duram muito, e muitas vezes não estão de acordo com aquilo que queremos pra vida, mas pro momento.
A inteligência emocional vem para nos ajudar a entender essas emoções, o que elas querem nos sinalizar e como podemos agir de forma ponderada apesar delas. Recomendo o livro Inteligência emocional de Daniel Goleman se você também acha que pode melhorar sua qualidade de vida cuidando melhor das emoções.
Comentários
Postar um comentário